Alexandre Quadros, diretor-executivo do Grupo Koch, se define como um “defensor fanático” do planejamento estratégico. Nesse bate-papo comigo e com Gustavo Carrer, ele explica (e exemplifica) como o planejamento é fundamental na construção das estratégias de curto e longo prazo no varejo.

Planejamento estratégico

Alexandre destaca que o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para ajudar os varejistas a administrar as pressões do dia a dia. Ele recomenda que todas as empresas, independentemente do tamanho, tenham um planejamento estratégico bem definido. Isso envolve estabelecer metas, projeções de faturamento, margens e despesas, além de definir as ferramentas necessárias para alcançar esses objetivos.

A volatilidade econômica no Brasil, especialmente durante e após a pandemia, resultou em aumentos significativos nos custos de montagem de lojas. Além disso, a inflação e o enfraquecimento do poder de compra dos consumidores impactaram o setor. Nesse contexto, Alexandre ressalta que o planejamento estratégico ajuda os varejistas a antecipar problemas e identificar gargalos em prazos de um ano, seis meses, dois anos ou mais.

Uma dica: quando questionado sobre o período de planejamento, Alexandre menciona que sua empresa trabalha com uma visão de quatro anos. Anualmente, eles revisam o planejamento, ajustando os próximos três anos e incluindo um novo quarto ano. Isso permite calibrar a estratégia anualmente, mantendo uma visão de longo prazo, enquanto monitoram o curto prazo.

Eficiência operacional

Em relação à eficiência no varejo, são destacadas três oportunidades principais:

  1. Cobertura de estoque: a gestão eficaz do estoque é essencial para evitar excessos e reduzir custos. Alexandre enfatiza a importância de identificar produtos que não têm boa rotatividade e questionar por que estão presentes na loja.
  2. Prazo de pagamento: o alinhamento do prazo de pagamento de fornecedores com o prazo de estoque e financiamento ao cliente ajuda a otimizar o capital de giro da empresa.
  3. Eliminação de processos e custos não essenciais: identificar e eliminar tudo o que não contribui para aumentar as vendas, reduzir despesas ou melhorar a experiência do cliente pode aumentar a eficiência operacional.

Tecnologia no varejo

Alexandre Quadros defende que a tecnologia deve ser usada como meio para acelerar o atingimento dos objetivos estratégicos da empresa. Ele acredita que o planejamento estratégico, que envolve uma análise SWOT detalhada, é fundamental para identificar as necessidades da empresa e, a partir disso, decidir quais tecnologias implementar.