Nas últimas décadas, a indústria passou por uma mudança de visão, entendendo o quanto é fundamental estar mais próxima dos clientes finais, conseguindo chegar mais rápido a um resultado que agrade o consumidor e também perceber profundamente as mudança dos hábitos de consumo. Ao fazer este movimento, a indústria passou a ter acesso aos dados sobre seus clientes e assim pode agir de maneira mais direta. Além disso, o que antes parecia uma ameaça ao varejo, como é o caso das flagships, mostraram que varejo e indústria devem sim caminhar juntos para melhorar seus resultados. Foi sobre este assunto que falei na edição 52 da importante revista The Winners, o artigo na íntegra está disponível para assinantes clicando aqui.

Varejo e indústria têm muito o que aprender mutuamente. A indústria entender como funcionam os dados sobre clientes e o varejo compreender que é necessário buscar por eficiência e produtividade, esta dupla que está sempre em foco para a indústria.

Reduzir perdas, automatizar tarefas e aperfeiçoar processos aplicando tecnologia, antes assuntos mais restritos à indústria, passam a ser mandatórios para o varejo melhorar a eficiência operacional e desta forma manter sua competividade.

Destaco aqui alguns destes avanços, apresentados durante a NRF – Retail’s Big Show:

  1. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: consolidação do uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina nas mais diversas camadas do negócio
  2. ANALÍTICOS DE VÍDEO: ampla utilização de analíticos de vídeo em soluções que vão desde a redução de perdas e fricção nos checkouts, passando pela identificação de ruptura nas gôndolas, até a geração de métricas detalhadas da jornada de compra dos consumidores
  3. PROCESSOS AUTÔNOMOS: aplicações práticas de drones e veículos autônomos para tanto nas operações de retaguarda (inventários) como para entregas em áreas restritas
  4. INTERNET DAS COISAS E RFID: uso intensivo de dispositivos IoT, a loja toda conectada, bem como todo o staff monitorados em tempo real e a consolidação do uso de RFID tanto na loja como na retaguarda.
  5. EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS: amadurecimento do entendimento do Metaverso e tecnologias imersivas, bem como uso de uma nova geração de hologramas, com maior interatividade.

Podemos ver que o ROI (retorno sobre o investimento) tem se tornado um ponto indispensável na tomada de decisões do varejo e indústria. O varejo agora tem um aparato tecnológico pronto para trazer a eficácia da indústria para o seu dia a dia. O varejo ensinou sobre o consumidor, agora é a vez de aprender com a indústria como alcançar maior produtividade.

Este conteúdo foi produzido, editado e publicado pela The Winners Prime Leaders Magazine, cedido para reprodução. Para acessar o artigo original, assine aqui.