O Novo Atacarejo, rede nordestina com matriz em Pernambuco e apenas quatro anos de existência, tem apresentado um crescimento notável, chegando a 27 lojas em dezembro de 2023. Esta expansão é apoiada pela Central de Serviços Compartilhados, ou CSC, Central de Inteligência implementada pela rede em parceria com a Inwave.

Neste vídeo, Clayton Silva, responsável pela área de Controles Internos do Novo, explica que o projeto foi fundamentado na compreensão das práticas de mercado e na identificação da mudança necessária para obter melhores resultados. Uma abordagem inovadora que traz a supervisão remota em tempo real para a rotina de todas as áreas das lojas, conduzida pela tecnologia.

"A Central de Serviços Compartilhados executa uma rotina de trabalho que foi tratada e construída com as áreas afins", explica Clayton, que lista os objetivos do projeto em três pontos principais:

1) Auditoria de processos

2) Atendimento nos caixas com o Fiscal Remoto

3) Redução de perdas não identificadas

Módulo Controle de Operações: menos riscos e mais eficiência em toda a loja

No módulo Controle de Operações, a Central remota atua diretamente na avaliação de conformidade em diversas áreas, analisando checkpoints pré-definidos, como explica Simone Nascimento, responsável pela CSC.

"Nós temos o monitoramento remoto através das imagens das câmeras da loja, onde fazemos auditorias de processos. Nossa equipe especializada, dividida em vários grupos: especialidade de frente de caixa, de perecíveis, de docas, de processo de loja, segue um checklist pré-definido, verificando todos os pontos tratados como críticos. Identificando alguma não conformidade em algum desses pontos, eles fazem a tratativa imediatamente com a loja, acionando diretamente uma das lideranças." — Simone Nascimento, responsável pela CSC Novo Atacarejo

A tecnologia Inwave desempenhou um papel crucial na transformação do processo de auditoria de operações no Novo Atacarejo. Com uma média de 60.000 auditorias realizadas em tempo real a cada mês, a empresa conseguiu reduzir significativamente acidentes e melhorar a segurança alimentar, além de otimizar os processos de recebimento e armazenamento de mercadorias. A abordagem proativa na identificação das causas de perdas nas lojas também contribuiu para uma operação mais eficaz.

Módulo Frente de caixa: mais agilidade no atendimento

A introdução da fiscalização remota de frente de caixa por meio da Central de Inteligência trouxe resultados impressionantes. Com aproximadamente 170.000 atendimentos por mês, a agilidade proporcionada pela equipe especializada resultou em uma redução significativa no tempo de atendimento físico, passando de 2 a 3 minutos para uma média de 25 segundos. Essa abordagem eficiente não apenas melhorou a experiência do cliente, mas também aumentou a capacidade de resposta às demandas das lojas.

"Quando falamos da parte do fiscal remoto, estamos com uma média de 170.000 atendimentos por mês para as 23 lojas existentes, onde esses 170.000 atendimentos retiramos da operação da loja. Imagine que quando fazemos esse movimento de retirada, aumentamos as possibilidades de um melhor atendimento, um melhor acompanhamento do próprio operador do caixa e até mesmo falando da satisfação do cliente" — Clayton Silva, Controles Internos Novo Atacarejo

O case de sucesso do Novo Atacarejo, impulsionado pela tecnologia Inwave, destaca a importância da inovação no varejo. Ao compreender as dores específicas da empresa e adotar uma visão estratégica, o CSC se tornou um divisor de águas. A aplicação da tecnologia não apenas aprimorou a eficiência operacional, mas também resultou em uma experiência mais ágil e satisfatória para os clientes. A redução expressiva no tempo de atendimento físico e a capacidade de realizar auditorias em tempo real evidenciam o impacto positivo da tecnologia na dinâmica do Novo Atacarejo.