O mundo vem mudando rapidamente. As tecnologias disponíveis são muitas e o que nos cabe é aprender a utilizá-las e aplicá-las de maneira inteligente e eficiente. É o caso da Internet das Coisas, que vem revolucionando diversos setores e não seria diferente com o varejo. Em uma breve busca pela rede, entendemos que Internet das Coisas nada mais é do que objetos físicos que passam a ser capazes de reunir e transmitir dados online. Com essa vantagem clara, aproveitamos a revolução que já se iniciava e nos perguntamos: e se esta tecnologia pudesse ajudar nossas ferramentas para o varejo? Foi a partir desta pergunta que criamos as soluções integradas da Inwave, nossa tecnologia para o varejo.

O ambiente do varejo é um ambiente muito complexo, que envolve muitos produtos, muitos equipamentos e muitas pessoas, sejam elas funcionários ou clientes. Esta grande quantidade de fatores, que geram combinações das mais variadas, é o que torna a rotina do varejo uma rotina de administração complexa. Além de cuidar dos produtos à venda, o varejista também precisa estar atento aos equipamentos e a sua equipe e clientes.

Nos da Inwave, acreditamos que a IoT – Internet das coisas – pode revolucionar a forma de administrar o varejo, mantendo os equipamentos sempre conectados, coletando dados de extrema importância para a gestão do varejo.

Esta nova possibilidade de manter equipamentos conectados à Internet abre caminhos para uma verdadeira revolução no mundo e aqui, na Inwave, fizemos questão de pensar em como aproveitá-la em ferramentas para o varejo, aplicando a IoT aos equipamentos de prevenção de perdas e gestão.

E se você pudesse…

  • Conferir os horários em que os equipamentos estão ligados ou desligados
  • Planejar com antecedência a compra de acessórios como etiquetas antifurtos a partir dos dados de desativação?
  • Conferir o registro de ocorrências dos equipamentos e utilizá-los em análises e planos de ação nas lojas, ou seja, ações estratégicas a partir de dados reais e específicos de cada loja?
  • Integrar diversas soluções como antenas antifurtos e sistema de CFTV para que trabalhem juntos na análise de ocorrências?
  • Analisar o funcionamento dos equipamentos de forma remota, tendo a possibilidade de solicitar manutenções mais rápidas e objetivas a equipes especializadas?

São diversas as aplicações e vantagens que a conexão em rede pode trazer às ferramentas para o varejo. A ideia de usar dados captados por equipamentos como sensores antifurtos, por exemplo, nos ajuda a entender a rotina da área de vendas. As antenas antifurtos, uma vez conectadas e agrupadas com outras ferramentas para o varejo, podem se tornar muito poderosas na tomada de decisões tanto em tempo real e no pós-análise de dados. Com as informações em mãos, o varejista pode tomar decisões administrativas e controlar os processos com mais eficiência.

Em todas as nossas ferramentas para o varejo contamos com o IoT, mas vamos além: não apenas possibilitamos o varejista a ter acesso a dados em tempo real de suas ferramentas, como fazemos uma análise especializada, com profissionais capacitados, que entregam as ocorrências filtradas e um BI com sugestões de orientações de como o varejista pode lidar com eventos indesejados em suas decisões administrativas.

O futuro do varejo está acontecendo e o sistema IoT é fundamental para sua constante evolução. Integrar ferramentas com a internet ajuda o varejo a melhorar sua gestão na área de segurança, mas também a parte administrativa e de marketing, como uma importante ferramenta de vendas.