Seguindo no tema das conversas que aconteceram durante a maratona do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo – gravada durante a APAS SHOW, gostaríamos de dar destaque também ao episódio com a participação de Artur Motta, co-curador do Congresso da APAS. Artur é professor da FGV e do MBA de marketing da ESPM e fez a moderação do painel Transformação Estratégica. Nesta conversa, pedimos ao professor para que ele nos contasse um pouco sobre os três dias de Congresso da APAS, destacando os principais temas e palestras que rolaram ao longo da feira. Para ouvir o episódio na íntegra, você pode clicar aqui.

Três dias de Congresso da APAS, três dias de intensas trocas de conhecimento sobre o varejo

→ Primeiro dia: visão estratégica

No primeiro dia do Congresso da APAS, Artur Motta nos contou que o principal tema foi a visão estratégica. No começo do dia, o foco foi trazer temas disruptivos, conversar sobre novas tecnologias e pensar em como decidir qual tecnologia é a melhor para cada negócio. Artur citou algumas perguntas levantadas durante a palestra: A tecnologia serve para todos por igual? Como capto valor com cada tecnologia alinhada ao meu negócio?

Em um segundo momento, o assunto foi algo que está em bastante destaque no varejo, que são as lojas autônomas e a hiperconveniência, com Bruno Bragança do Enxuto e Rodrigo Miranda da Zaitt. Ao final, o destaque foi para as lojas de proximidade, com o case da Oxxo, cadeia mexicana no Brasil com mais de 100 lojas, e o foco foi como adequar o sortimento aos clientes. Além da Oxxo, também esteve presente a rede Hirota, com Hélio Freddi Filho, falando sobre como gerar proximidade com lojas que são praticamente máquinas. Por último, o assunto foram negócios colaborativos entre supermercadistas e fornecedores, focando na troca de dados e como trabalhar dados de forma conjunta para gerar valor pensando no no shopper.

“Soluções como a loja de proximidade, criadas para a época da pandemia, seguem sendo usadas. Neste momento há uma transformação deste modelo, e começam a surgir centros de convivência nas lojas, com ações como degustação de vinho ou lançamento de produtos, gerando ações promocionais com as marcas que falam diretamente com o público que tem interesse, gerando cada vez mais proximidade entre loja e consumidor”
– Artur Motta

→ Segundo dia: organização ágil

No segundo dia, o foco foram os métodos ágeis. Como ser mais ágil e mais rápido em relação a concorrência? O Congresso da APAS contou com a presença de Rodrigo Toledo, sócio da K21, que trouxe uma série de provocações: qual a diferença entre eficiência e eficácia? Como trabalhar com foco em questões de varejo?

Na sequência aconteceu um painel, moderado por Sandra Gebara, onde o assunto abordado foi governança. Para ter agilidade é preciso ter governança. Houve a participação de muitos especialistas importantes como Sandro Benelli, Bahall e Denis Correa. O destaque foi a governança e a importância de ter segurança e processos para conseguir colocar em prática, de maneira ágil, a visão estratégica. Ao final, o painel recebeu Fernando Ferreira, do Grupo Tapajós, parceiro da Inwave, que falou sobre metodologia OKR, discutindo sua implantação de maneira simples. Por fim, aconteceu uma conversa sobre o case do St Marche, com participação de Carlos Leite, diretor de TI. Ele falou sobre tecnologia ágil e OKR na prática e mostrou quais foram as respostas rápidas da rede para inovação frente a um varejo extremamente dinâmico.

“É importante que o varejista se pergunte ao chegar ao fim do dia: Fiz muitas atividades, mas quantas delas realmente me trouxeram resultados? Esta é a grande reflexão quando falamos sobre tecnologia OKR”
– Artur Motta

→ Terceiro dia: liderança disruptiva

No terceiro dia, o tema principal foi liderança disruptiva com um dia cheio de palestrantes e panelistas mulheres, muitas delas membras do Instituto Mulheres do Varejo. As discussões sobre novos temas como neurociência e neuromarketing ficaram a cargo das especialistas Fernanda Dalben e Sandra Takata, que já estiveram presentes no Podcast PDV e você pode ouvir aqui. Fernanda Dalben trouxe muitos exemplos práticos de como usar o neuromarketing na prática e Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, trouxe como insight a discussão sobre como trabalhar com as trilhas automáticas do cérebro, os reflexos e respostas rápidas.

Em seguida, o Congresso da APAS recebeu Vanessa Sandrini que falou sobre como a liderança pode inspirar a trabalhar com diversidade, deixando de lado a automaticidade já mencionada pelas palestrantes anteriores. Para Vanessa, sem diversidade não há resultados. E, fechando o dia com a presença de Isis Borge Sangiovani, Headhunter da Talenses, o tema foi como mudar o mindset para transformar sua empresa de varejo. A especialista trouxe uma grande reflexão ao perguntar: qual é a sua missão? Qual seu propósito? Como você quer trabalhar? O encerramento ficou com a equipe da Nestle, falando sobre como é essencial fortalecer as relações humanas entre indústria e varejo através da liderança.

“Uma das grandes reflexões trazidas por Isis Borge foi: Não há mudança sem desconforto. Se você está disposto a mudar, se está disposto a enfrentar um novo desafio, uma transição, seja de empresa ou de carreira, você irá ficar desconfortável. É o desconforto que faz você chegar aonde você quer. O desconforto traz crescimento e faz surgir novas perspectivas”
– Artur Motta

Para Artur Motta, o mais transformador do Congresso da APAS foi perceber que cada conversa, cada palestra, cada painel foi feito com muita verdade. A vontade de fazer diferente, a busca por um propósito e por uma missão é o que tem guiado o varejo em busca de mais transformações estratégicas que o levem mais longe.