Os Mapas de calor, ou do inglês heatmaps, são uma ferramenta valiosa para entender o comportamento do cliente nas lojas. Eles fornecem insights cruciais para otimizar o layout, melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas.

Mas, afinal o que é mapa de calor?

“Mapa de calor nada mais é do que a representação gráfica do fluxo dos clientes na loja ou do tempo de permanência desse cliente numa determinada região.”

Em outras palavras, quanto mais tempo o cliente fica em uma determinada localização, mais vermelho o mapa gráfico vai ficar, ou seja, mais quente aquela região. Esta diferenciação pode ser feita por critério de permanência ou pelo fluxo de pessoas.

Há duas principais maneiras de classificar as cores em um mapa de calor:

  • Tempo de permanência: quando um cliente fica por um período prolongado em uma determinada área, essa região fica mais vermelha, indicando que é uma parte de alta atividade.
  • Fluxo de pessoas: quando muitos clientes passam por uma região, ela também se torna mais "quentinha" no mapa, denotando que é um local de grande movimentação.

Para que serve  o mapa de calor?

O mapa de calor (heatmap) ajuda a entender a dinâmica da loja, ou seja, quais são os pontos nobres, por onde os clientes passam como é a jornada de compra do cliente.