Mudar é sempre algo difícil de fazer. Mas se a cultura corporativa jogar a favor as coisas fluem muito melhor. Nesse episódio conversamos com Bruno Busquet, presidente do Popai Brasil e membro do Conselho Global na Shop Association, sobre a importância da cultura corporativa no processo de transformação das empresas de varejo. Bruno também é um experiente consultor especializado em ajudar grandes empresas a desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente.

Nossa conversa começa destacando a relevância da cultura corporativa na facilitação da mudança. Em vez de ser um obstáculo à transformação, a cultura da empresa pode se tornar uma aliada valiosa nesse processo. No entanto, todos concordam que a mudança de mentalidade dentro de uma organização não é uma tarefa simples.

Bruno destaca que a chave para a transformação é começar com a mudança da cultura interna da empresa, com um foco real no que o cliente deseja. Ele comenta que , ao realizar consultoria de jornada do cliente, a parte mais desafiadora não é a implementação de métodos, mas a mudança na cultura da empresa. Muitas empresas têm culturas diferentes em cada departamento, o que dificulta a implementação de estratégias unificadas. Antes de contratar novos profissionais, é essencial promover uma mudança cultural que priorize a experiência do cliente.

“Os líderes desempenham um papel fundamental na definição da cultura organizacional e na forma como a empresa é percebida pelos clientes.”

Para Bruno, a liderança colaborativa é a chave para o desenvolvimento da cultura da empresa e a construção de relacionamentos eficazes.

Outro ponto levantado na conversa é a sucessão familiar em empresas de varejo. A sucessão é frequentemente um desafio, especialmente em empresas familiares, mas é fundamental que as empresas se modernizem e se adaptem às mudanças nos produtos, clientes e relacionamentos.

Abordamos também a importância de valorizar os colaboradores internos, não apenas em termos de remuneração, mas também na análise de recrutamento comportamental e no desenvolvimento de habilidades. Bruno destaca a falta de programas de desenvolvimento de pessoal no Brasil, o que leva muitos profissionais a buscar oportunidades em outras empresas ou setores.

A conversa finaliza com a reflexão sobre a cultura de varejo no Brasil em comparação com outros países, como a Alemanha, onde a gestão de varejistas familiares é mais profissional e voltada para resultados.

“A cultura é um fator-chave na construção de relacionamentos sólidos e na transformação das empresas.”

O episódio enfatiza a importância da cultura corporativa, da liderança colaborativa e do desenvolvimento de lideranças como elementos-chave na transformação e no sucesso do varejo.