Vira e mexe alguma crise ou fator surpresa chacoalham o varejo. 2023 não tem sido diferente, por isso, o PDV ouve Tereza Cristina Charotta, diretora do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo. O Ibevar tem uma visão atenta do varejo e mercado de consumo, embasada por pesquisas sobre vendas, inadimplência e as principais tendências. Confira os principais destaques desta conversa, conduzida por mim, ao lado de Fernanda Vasconcelos.

Desafios e vulnerabilidades no varejo

Tereza destaca que após dois anos de desafios durante a pandemia, a partir do segundo semestre de 2022, houve uma flexibilização, com as pessoas retomando as atividades e o consumo. No entanto, a situação econômica em 2023 permanece desafiadora, com problemas como endividamento, desemprego e inflação afetando o poder de compra do consumidor.

Uma das principais mudanças no cenário do varejo destacadas por Tereza é a transformação no comportamento do consumidor. Ela observa que as pessoas agora consomem menos roupas e sapatos, optando por roupas mais casuais e esportivas, refletindo uma preferência por conforto. Além disso, a pandemia acelerou a necessidade de se tornar omnichannel, com marcas buscando maneiras de atender os consumidores em diversos canais, incluindo compras online, delivery e WhatsApp.

Sobre o uso de dados no varejo, Tereza observa que a indústria está mais avançada na análise de dados do que o varejo, especialmente no setor de bens de consumo. Grandes empresas têm equipes de inteligência de mercado e utilizam dados para traçar estratégias com base em sazonalidade, datas comemorativas e até mesmo em informações meteorológicas. No entanto, o varejo, em geral, aproveita menos essas informações, embora elas estejam disponíveis.

Desafios para pequenos e médios varejistas

Segundo Tereza, todos os varejistas, independentemente do tamanho, precisam de organização e planejamento. Mesmo sem ferramentas de CRM robustas, podem utilizar planilhas para controlar gastos, receita, fornecedores e fluxo de caixa. Além disso, destacou a importância de se concentrar em atendimento de qualidade, manter um mix de produtos adequado ao perfil do cliente e ouvir o feedback do consumidor.