Investir em soluções que aumentem a eficiência é um ponto importante para o varejo, mas também é preciso entender se estas soluções trazem um bom retorno sobre o investimento para os varejistas. Por isso, vamos apresentar as vantagens operacionais da solução EASiCash, plataforma para gestão de frente de caixa da Inwave, e destacar os principais indicadores para medir o seu ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Vamos considerar tanto sua funcionalidade de supervisão remota das operações de frente de caixa, quanto de auditoria e monitoramento em tempo real.

O EASiCash é um software web com armazenamento em nuvem, que reúne em uma única plataforma ferramentas necessárias para a gestão de frente de caixa de todas as lojas de uma rede, através de uma central remota.

Com esta vantagem, temos alguns indicadores importantes para comprovar o ROI, como:

1- Redução dos recursos de supervisão de frente de caixa: a funcionalidade de supervisão remota faz com que as validações na frente de caixa ao invés de serem feitas localmente, sejam realizadas em uma central com mais eficiência, já que as equipes na central não têm ociosidade, graças a uma fila de atendimento de todas as lojas. Com isso, conseguimos reduzir, diretamente na primeira linha, a equipe de supervisão presencial de frente de caixa nas lojas (headcount, despesa e folha de pagamento) e conseguimos uma melhor satisfação do cliente pois o processo traz mais agilidade na frente de caixa e rapidez no atendimento;

2- Maior rapidez nas validações do caixa pela supervisão remota: Simplificando e agilizando processos, ao invés do operador de caixa ter que chamar o fiscal para efetuar presencialmente um cancelamento de item, por exemplo, com a solução EASiCash basta acionar a central pelo telefone ligado PDV a PDV e solicitar o cancelamento do item, que acontece em cerca 17 segundos (média). Comparando dados de clientes redes atendidas pela Inwave, enquanto uma validação local costuma entre 2 e 3 minutos, com a supervisão remota temos uma média de atendimento de 20 a 25 segundos;

3- Redução de custos de monitoramento através da operação na central: antigamente, o monitoramento era realizado loja a loja nas operações de frente de caixa. Com o EASiCash, que é uma solução web, com um simples ponto de acesso à internet é possível acessar a solução. Além disso, a solução também conta com armazenamento em nuvem. Ou seja, a arquitetura do EASiCash favorece a centralização: menos pessoas monitorando, de forma mais assertiva e direcionada, uma quantidade maior de lojas. Isso traz mais produtividade para as equipes de prevenção de perdas e segurança patrimonial, além de reduzir os custos de operação;

4- Redução das perdas não identificadas e maior acuracidade no estoque: a redução das perdas não identificadas é mensurada através do inventário. Então, quando falamos de uma maior acuracidade de estoque, estamos falando de que possíveis perdas ou registros a mais podem ser identificados pela solução do EASiCash, evitando que aconteçam (quando a operação é realizada em tempo real) ou possibilitando que a equipe de auditoria faça com mais agilidade e assertividade a regularização do estoque, reduzindo os erros e consequentemente as perdas;

5- Detecção de fraudes, com evidências que podem ser usadas como prova legal: os vídeos de fraudes identificadas pelo EASiCash podem ser utilizados como prova legal, principalmente quando são fraudes cometidas pelos funcionários da loja. Através dos vídeos do EASiCash gravados, que são associados aos cupons fiscais, é possível que o setor jurídico trabalhista da rede varejista realize um desligamento por justa causa. O processo precisa estar bem embasado, com toda documentação necessária, e, entre elas, os vídeos do EASiCash, pois as provas gravadas são essenciais para comprovar fraudes e conluios.

Com o EASiCash é possível auditar e monitorar em tempo real as operações dos caixas, cruzando informações de áudio e vídeo com os dados do cupom fiscal, além de realizar a supervisão remota dos eventos de exceção, como cancelamento de item, cancelamento de cupom ou consulta de preço, entre outros.

Não deixe de conhecer esta solução e comprovar o seu Retorno sobre o Investimento. Veja também o caso de sucesso do Atacadista Super Adega , em Brasília, que contabiliza vários benefícios com a utilização da ferramenta.