As etiquetas inteligentes estão sendo cada vez mais usadas no varejo. Nesse episódio, desvendamos o RFID, um modelo de identificação por radiofrequência que permite ao varejista rastrear cada item do estoque. A tecnologia de ponta é uma tendência global que turbina a eficiência operacional, diminui as perdas, gera precisão nos inventários e aumento das vendas. Eu e o especialista em varejo Marco Moschella, conversamos com Bruno Calaça, autor do livro “Como obter sucesso no Varejo com RFID”.

No varejo, o RFID é aplicado por meio de etiquetas inteligentes que proporcionam identificação única e rastreamento de produtos, com capacidade de digitalizar os estoques e oferecer uma visão única e precisa de cada item, em comparação com códigos de barras que têm limitações. O RFID permite identificar vários itens de uma só vez e fornece informações mais detalhadas sobre os produtos. Além disso, o custo das etiquetas RFID diminuiu com o tempo, tornando a tecnologia mais acessível para os varejistas.

Bruno Calaça explica o conceito de identificação única oferecido pelo RFID, que permite rastrear itens individualmente. Isso é particularmente valioso para a gestão de estoques e o gerenciamento de produtos.

Sobre o retorno sobre o investimento (ROI) ao adotar o RFID, ele afirma que a tecnologia tem o potencial de aumentar as vendas, reduzir cancelamentos no comércio online e melhorar a eficiência de inventários.

"O ROI varia, mas muitos varejistas relatam resultados significativos, com um retorno que ocorre geralmente entre 6 e 12 meses"

Conversamos também sobre a gestão da mudança, considerando que cerca de 90% de um projeto RFID é sobre como implementar e adotar a tecnologia de maneira eficaz. Neste sentido, o envolvimento da liderança é fundamental para o sucesso do projeto. Bruno Calaça também enfatiza a importância de visitar empresas que já implementaram o RFID para aprender com suas experiências e melhores práticas.

O episódio termina com orientações práticas para varejistas que desejam implantar o RFID em suas operações, incluindo a necessidade de conhecer bem os problemas existentes, o envolvimento da liderança, a realização de um projeto piloto bem-sucedido e o planejamento para um rollout mais amplo.