Desde que surgiu, a internet tem sido uma grande aliada das conexões e da agilidade e não seria diferente em relação aos equipamentos e dispositivos das lojas. Quanto mais conectadas à internet estão as ferramentas do varejo, mais agilidade e produtividade o varejista alcança. É o caso do EAS inteligente (EASi) e outras soluções com tecnologia IoT ou Internet das Coisas. Mas, você pode estar se perguntando: quais são as reais vantagens de investir nesta tecnologia se já conto com soluções antifurtos em minha loja? Por isso, iremos apontar de maneira bastante objetiva como a internet associada às suas soluções antifurtos pode melhorar ainda mais os resultados da sua loja.

Maior facilidade na gestão das soluções instaladas

A Internet das Coisas vem facilitar a gestão das soluções de tecnologia, através da possibilidade de acesso remoto aos equipamentos instalados. A partir de qualquer dispositivo conectado a web, o gestor pode verificar o status de funcionamento e obter rapidamente, dados das soluções instaladas nas diversas lojas da rede.

No caso do sistema antifurtos EAS a tecnologia IoT permite, por exemplo:

  • Conferir os horários em que as antenas antifurtos estão ligadas ou desligadas
  • Planejar a compra de etiquetas antifurtos, a partir dos dados sobre desativações por loja
  • Conhecer o comportamento da loja: horário com maior número de alarmes portanto que exigem maior atenção da equipe de supervisão

Auditoria de eventos e melhoria de processos

A combinação de sistemas de proteção de mercadorias EAS e o  CFTV com a Internet das Coisas (IoT) elevou bastante a capacidade de análise e decisão do varejo. Partindo de equipamentos muitas vezes já instalados em uma loja, o varejista conta com dados para auditoria, análise de dados, classificação de eventos melhoria de processos.

Sistemas antifurtos conectados

No exemplo da integração EASi + CFTV, a IoT possibilita:

  • Análise da atuação da equipe a cada evento (abordagens)
  • Material rico para treinamento e gestão de pessoas
  • Geração de dados sobre tentativas de furtos, combinados com horários, atuação do fiscal, modo de operação do furtante, etc
  • Revisão e melhoria contínua de processos.

A Internet das Coisas nos permite evoluir a partir dos equipamentos antifurtos que anteriormente eram apenas reativos, stand alone e sem acesso à internet. Esta base nos ajuda a escalar para algo muito mais moderno, com ganhos de produtividade, sem desfazer da estrutura anterior.

À medida que o varejista vai acessando dados gerados por equipamentos com acesso à internet, ele vai tendo mais ganhos de qualidade da informação e de produtividade ao usar a informação para gerenciar ainda melhor a plataforma de proteção de mercadorias.

A evolução dos sistemas instalados na loja, ajuda a equipe a trabalhar com mais objetividade, mais segurança e melhores resultados.

Em resumo, o IoT garante maior disponibilidade dos equipamentos de segurança e geração de dados precisos para a tomada de decisões diárias do varejista.