Um dos grandes desafios para o varejo, que costumamos abordar aqui, é a conexão entre o mundo físico e o mundo digital. Por conta deste desafio, lançamos esta temporada do PDV – Por dentro do Varejo, que conta com importantes especialistas, para debater este tema. Neste novo episódio, convidamos o Marcelo Coelho, designer e professor do MIT, para termos uma conversa inspiradora sobre como o mundo físico e o mundo digital podem trabalhar juntos para alcançar melhores resultados em diversas áreas e não apenas no varejo. Marcelo Coelho é um brilhante profissional, com trabalhos exibidos internacionalmente, e bastante conhecido pela abertura das Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Convidamos você a ouvir esta conversa que buscou ultrapassar fronteiras.

“I work with the intersection of computer and materials”: a intersecção entre computadores e materiais

Primeiramente, conversamos sobre as principais vantagens de observar mundo digital e mundo físico em paralelo. Marcelo Coelho destacou ferramentas importantes do mundo digital como a possibilidade de coleta e edição de dados, correção de erros e transmissão entre informações, mas pontuou que este ambiente às vezes deixa de lado aspectos importantes do mundo físico, como a conexão física entre as pessoas, a habilidade de trabalhar junto. Para Marcelo, seu grande objetivo é unir os dois mundos: pegar o que há de melhor no mundo digital e o que há de melhor no mundo físico, colocar tudo junto em uma mesma caixa e ver quais são os resultados desta conexão. Para ele, é fundamental repensar a relação entre mundo digital e mundo físico.

“Não importa o quanto você sabe usar a tecnologia, você precisa colocá-la no mundo e ver acontecer”

Depois de contar sobre projetos incríveis de arte como caso das imagens de castelo em grãos de areia feitas com nanotecnologia em parceria com o mundialmente conhecido Vik Muniz, Marcelo Coelho falou sobre os usos da tecnologia para criar novas experiências no varejo. O designer contou sobre um projeto com a joalheria Cartier, focado na experiência da vitrine, que fazia com que os clientes e visitantes tivessem a sensação de estar com joias milionárias nas mãos. Através de uma manta de laser, Coelho reuniu o mundo digital e o mundo físico para gerar uma experiência única para os consumidores. Ainda que o mecanismo utilizado fosse simples, a experiência se mostrou inesquecível para as pessoas, que imaginavam existir estruturas extremamente complexas naquele funcionamento.

“Os consumidores vão a loja física de varejo buscando a experiência e não mais apenas o produto”

Para Coelho, a experiência do varejo tem se tornado cada vez mais digital e para manter a interação de consumidores com lojas físicas é preciso contar com a ajuda da tecnologia para gerar experiências transformadoras. Os consumidores já não buscam apenas o produto, mas sim uma experiência de compra inovadora. Ele menciona a tecnologia dos NFTs e faz uma aposta de que o mundo digital, em algumas áreas, tem se tornado mais relevante que o mundo físico. Quer o varejista queira ou não, é preciso se atualizar e compreender o novo consumidor que espera encontrar uma nova loja física do varejo, mais compatível aos seus desejos. O designer acredita que a nova geração de consumidores é uma geração cada vez mais digital, que busca contar suas histórias através do mundo digital.

“Metaverso: como recriar o mundo físico digitalmente para otimizá-lo”

Perguntamos a Marcelo Coelho o que ele pensa do metaverso, se esta inovação vai decolar e como pode ajudar o mundo físico. Para ele, o metaverso precisa ser uma maneira de conectar mundo digital e mundo físico. Ele dá o exemplo do metaverso do Centro de Distribuição da Amazon, onde funcionários podem planejar os movimentos dos robôs dentro dos centros para poder otimizar a distribuição dos produtos no mercado. O designer acredita que seja importante abraçar a ideia de utilizar o metaverso como área de teste para espaços físicos, utilizando a capacidade de dados de processamento do mundo digital para melhorar o mundo físico.

“Que história queremos contar?”

Finalizando a conversa, Marcelo Coelho aproveita para falar sobre a importância de contar histórias, de narrar experiências e de tornar a tecnologia mais acessível para que outras pessoas possam também contar suas histórias. Para ele, conectar mundo digital e mundo físico cria um enorme potencial para repensar a forma como estamos lidando com o mundo. O designer cita até mesmo o aquecimento global para demonstrar a importância de aprendermos novas formas de contar histórias. Tanto para artistas, quanto para cientistas e até mesmo consumidores e especialistas do varejo, contar histórias de maneira inovadora pode ser o grande passo para olhar de outra forma para o mundo.

“No final, a parte humana de tudo isso é a parte de contar histórias. Quando crio uma tecnologia tento pensar: o que ela vai mostrar para as pessoas? É o futuro que a gente quer? Ou o futuro que a gente não quer? É preciso discutir esta estrutura para poder criar um melhor futuro para todo mundo”
– Marcelo Coelho.