Um cliente de lojas de varejo ou atacado pode até não saber exatamente o que significa EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadorias, mas dificilmente não observou a presença de antenas nas portas das lojas, estejam elas com ou sem propagandas, em diversos modelos. Estes sensores, conhecidos também como antenas antifurtos, são ferramentas clássicas e essenciais para o varejo, e tem como objetivo prevenir perdas. Sabemos o objetivo desta tecnologia, mas você sabe como ela funciona?

O que é EAS ou Vigilância Eletrônica de Mercadorias?

A Vigilância Eletrônica de Mercadorias, conhecida como EAS – do inglês, Electronic Article Surveillance – é uma ferramenta especializada em prevenir perdas como furtos em lojas, minimizando bilhões em prejuízos anuais no varejo.

É composta por um sistema de etiquetas e alarmes que, associadas, detectam possíveis furtos e roubos de mercadorias. Fazem parte ainda da solução, os desativadores e desacopladores, posicionados nos caixas das lojas.

Mas como funcionam os sistemas antifurtos?

A dupla, antena e etiqueta antifurtos, funciona sempre em parceria para prevenir furtos. A etiqueta, acoplada à mercadoria a ser protegida, fica presa ao item até o momento da compra. Após o cliente adquirir a mercadoria, a etiqueta é removida ou desativada diretamente no caixa da loja, utilizando os desativadores e desacopladores. Este é o procedimento padrão de uma compra em lojas que usam sistemas antifurtos para proteger seus produtos.

As antenas antifurtos emitem um sinal que se espalha em um raio específico, de acordo com o tipo de equipamento e configuração de montagem. É esta emissão de sinal entre antenas emissoras e receptoras que garante que as etiquetas antifurtos sejam detectadas caso não sejam removidas ou desativadas no ato da compra no caixa.

E se a etiqueta não for retirada ou desativada antes de sair da loja?

Etiqueta antifurto deve ser retirada ou desativada no caixa.

Caso a etiqueta não tenha sido removida ou desativada quando o produto sair da loja, as antenas antifurtos entram em ação: localizadas na saída da loja, elas irão emitir um alarme, visual e/ou sonoro, notificando em tempo real sobre o possível furto. Com este alarme é possível verificar a ocorrência e prevenir possíveis furtos em sua loja. Além disso, a presença de antenas antifurtos na porta das lojas exerce um grande fator inibição, ou seja, pessoas mal intencionadas, ao perceberem que a loja possui sistemas antifurtos, direcionam sua ação para lojas desprotegidas.

EAS inteligente: a nova geração de sistemas antifurtos

As antenas e as etiquetas antifurtos (EAS), assim como outras ferramentas, também evoluíram com o passar do tempo. Toda uma nova geração de sistemas antifurtos surge com a era IoT – internet das coisas – e Big Data, criando o que chamamos de EASi ou EAS Inteligente. As antenas, agora conectadas à internet, dão ao varejista a possibilidade de coletar e gerar dados organizados a partir do funcionamento diário da ferramenta. Com acesso a estes dados e a possibilidade de integração com outras tecnologias, o varejista pode trabalhar com mais eficácia e segurança.

Com o EAS inteligente é possível integrar as antenas antifurtos com outras tecnologias, como o CFTV da loja.

A conexão dos sistemas EAS na web, traz diversos benefícios, tais como:

  • Acesso aos indicadores das antenas: quantidade de alarmes e o tipo (Metal Alarm, EAS Alarm e desativação)
  • Acessos aos indicadores dos desativadores, permitindo melhor planejamento de compra de etiqueta e gestão de itens PAR
  • Integração com outras tecnologias, como o CFTV da loja, permitindo análise dos eventos de alarme para na melhoria de processos
  • Subsídios para treinamentos das equipes com casos reais, da própria loja.
  • Acompanhamento dos indicadores, após implantação de plano de ação, para redução da perda não identificada.
  • Benchmarking entre lojas da rede e com outros varejistas, em relação aos indicadores, como por exemplo: percentual de possíveis ocorrências sobre o total de alarmes e no caso de posto fixo de fiscal de prevenção, a atuação deste profissional.

Investir em tecnologias e ferramentas que ajudem no combate aos furtos tem se mostrado cada vez mais necessário. Um dos grandes diferenciais para o lucro do varejo no Brasil e no mundo é justamente a Prevenção de Perdas.

Conheça a nova geração de sistemas antifurtos EAS