No segundo episódio da série produzida em parceria com a ABRAS, o PDV foca nas oportunidades da área administrativa, que vão muito além das medidas fiscais. Eu e Vanessa Urbieta ouvimos Ederson Fernandes, Diretor do Comitê de Eficiência Operacional da ABRAS e Lilia Coelho, que coordenadora da alavanca de oportunidades de eficiência administrativa da entidade.

As oportunidades de ganho de eficiência administrativa se dividem em erros administrativos e outros ajustes. Erros administrativos referem-se a problemas que não são causados pelo processo interno de execução, mas, por exemplo, por erros no cadastro de materiais ou problemas com embalagens recebidas de fornecedores. Um exemplo dado é o de embalagens de produtos em "packs" que não podem ser vendidos individualmente. Se essas embalagens forem danificadas ou violadas, pode resultar em perdas substanciais.

Parceria com a indústria

Para lidar com esses problemas, a ABRAS está planejando estabelecer um canal de comunicação com os fornecedores, a fim de encontrar soluções conjuntas para essas questões. Isso envolve reunir-se com os fornecedores e explicar as preocupações dos supermercados para que eles possam ajustar suas embalagens e processos de produção de acordo com as necessidades do varejo.

Foram mencionados aspectos como a gestão de matérias-primas e embalagens, o cadastro de materiais e a padronização de processos. A importância de integrar diversos departamentos, como fiscal, comercial e financeiro, para solucionar problemas é destacada.

O Comitê de Eficiência Operacional da ABRAS planeja focar em melhorias nas embalagens e na identificação das mesmas em 2023. A ideia é envolver os fornecedores e mostrar a eles as dificuldades enfrentadas pelos supermercados, a fim de trabalhar em conjunto para encontrar soluções que evitem perdas e melhorem a eficiência administrativa.