Dá pra conciliar as transações puramente comerciais com uma outra geração de riqueza, as que surgem das relações. Falando assim parece um pouco complicado, mas Julio Tadeu Aoki, líder do supermercado Da Santa, em São Paulo, mostra que é bem simples. Basta pensar no consumidor, no funcionário (ou talento, como ele diz) e na comunidade ao seu redor. É isso que ele aplica todos os dias na loja dele, conforme contou nessa conversa gravada durante a Feira APAS 2023. Vale a pena conhecer essa experiência.

Júlio Tadeu Aoki é líder educador dos negócios e marcas da Rede da Santa. Ele é um empreendedor da Nova Economia, embaixador certificado do Movimento Capitalismo Consciente e membro do Conselho IFPA Brasil. Talvez um reflexo desta bagagem é que o Supermercado Da Santa foi a primeira empresa do setor supermercadista a conquistar uma posição na premiação "Melhores para o Brasil 2022", na categoria médio-porte, e tem sido exemplo de engajamento.

Importância das relações

A filosofia do Da Santa é baseada em "menos transação e mais relação". Júlio enfatiza que todos, incluindo funcionários (chamados de talentos) e fornecedores, são tratados como clientes. O objetivo é criar relações de pessoa para pessoa, focando menos na simples transação de dinheiro por produtos.

O Da Santa acredita em dois tipos de capital essencial: o capital relacional, que se refere às relações e interações com clientes, funcionários e comunidade, e o capital espiritual, que está relacionado à atmosfera e bem-estar da loja.

A loja do Da Santa é projetada para ser um espaço onde as pessoas se sintam bem, um "terceiro lugar" na vida das pessoas, proporcionando "10 minutos de férias todos os dias".

“O ambiente é um elemento importante para criar uma experiência agradável.”

O envolvimento com a comunidade é outra característica importante do Da Santa. Júlio compartilha exemplos práticos de como eles apoiam os negócios locais e colaboram com outros estabelecimentos na mesma região.

Falamos também sobre as tendências e inovações no varejo pós-pandemia. Júlio enfatiza a importância de adotar tecnologias que melhorem a experiência do cliente e facilitem a operação, como o uso do self-checkout e etiquetas de gôndola eletrônicas. O conceito de inteligência natural, que valoriza a simplicidade e a experiência humana, é destacado como uma abordagem valiosa para o varejo.

Um episódio inspirador, em que Júlio Tadeu Aoki compartilha uma abordagem baseada em valores, otimismo e colaboração, que tem resultado em uma experiência única para os clientes e um impacto positivo em sua comunidade local.