Para fazer uma gestão eficiente de uma loja ou empresa de varejo, é preciso antes saber números sobre o dia a dia. Sem dados, muitas vezes o varejista toma decisões no escuro, baseadas em percepções que não correspondem à realidade do seu negócio. Por isso reforço sempre a importância de uma gestão baseada em dados e indicadores relativos às próprias lojas para ter uma maior eficiência operacional.

Mas para obter estes dados e indicadores, o varejista precisa investir em equipamentos que possuam a capacidade de gerar dados precisos e confiáveis, além de se manterem conectados continuamente com a Internet (IoT – Internet das Coisas), levando essas informações das diversas lojas, muitas vezes distantes, para a nuvem e a partir daí acessíveis da matriz ou de onde estiver o gestor.

Nosso objetivo é fazer com que as métricas de lojas físicas alcancem um patamar cada vez mais próximo daquelas utilizadas de maneira tão eficiente pelo comércio eletrônico. Destaco abaixo alguns indicadores relacionados ao perfil dos consumidores, jornada de compra, prevenção de perdas, marketing e visual merchandising que o varejista e sua equipe já podem utilizar para melhorar a produtividade em seu dia a dia:

MÉTRICAS DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

1- Contagem de fluxo de clientes na loja – Com a contagem de fluxo, o varejista consegue entender melhor a movimentação em suas lojas, quais os dias com maior fluxo, o resultado de ações de marketing efetuadas, planejamento de ações promocionais, escala de colaboradores e ainda gera uma base para cálculo de taxa de conversão. Com o iVA, essas informações são coletadas em tempo real, processadas, armazenadas e disponibilizadas na nuvem.

2- Distribuição dos clientes que visitaram a loja por faixa etária e gênero – Conhecer e segmentar o público, adquirindo informações mais precisas sobre cada consumidor, é uma excelente forma de avaliar a atratividade e aderência de campanhas de marketing e o visual merchandising. São métricas de lojas físicas que em um primeiro momento não costumam ser contabilizados, mas com a ajuda de ferramentas como o iVA, se tornam fundamentais para as campanhas de vendas de uma loja.

3- Mapa de contagem com tempo de permanência – Com dados como estes, gerados por ferramentas como o iVA, o varejista passar a realizar uma análise mais precisa da jornada de clientes e intenção de compra, conhecendo os pontos com maior visualização, identificando áreas nobres e realizando a validação de planograma. Isso facilita um melhor posicionamento de produtos e coleções, a análise de visual merchandising e a realização de campanhas de marketing mais assertivas.

4- Mapa de calor espacial – Assim como o mapa de contagem de tempo de permanência, o mapa de calor (Heatmap) também traz dados sobre a jornada de clientes na loja, mostrando como os consumidores se deslocam pelo ambiente, possibilitando tornar sua experiência ainda mais interessante. Com dados coletados pelo iVA, como mapa de calor, as ações de marketing nas lojas se tornam grandes oportunidades de ganhos.

MÉTRICAS DE PREVENÇÃO DE PERDAS

5- Produtos que geram mais perdas na frente de caixa – Identificar os itens que geram mais perdas na frente de caixa, através de ferramentas como o EASiCash, contribui para identificação das vulnerabilidades e tomada de ações para reduzir essas perdas. Ao descobrir quais são estes produtos, o varejista entende como pode protegê-los e evitar prejuízos.

6- Processos que geram mais perdas na frente de caixa – Além dos produtos que geram mais perdas, o varejista também precisa estar atento a processos que geram perdas. Como EASiCash, é possível identificar a causa raiz dos eventos, ajudando a mitigá-los e fornecendo subsídios para treinamento e gestão de pessoas.

7- Quantidade/Valor de erros e fraude identificados na frente de caixa – A frente de caixa é um dos pontos mais vulneráveis do varejo e com a ajuda de ferramentas conectadas o varejista pode avaliar as perdas neste ponto sensível e realizar acompanhamento e busca de melhorias contínuas nos processos.

8- Atuação da equipe de fiscais – O EASiGuard, integração do EAS Inteligente com o CFTV da loja, vincula um clipe de vídeo a cada disparo da antena antifurto, permitindo auditoria dos eventos e da atuação da equipe responsável. Com a análise da presença do fiscal e da forma de abordagem é possível garantir a redução de perdas aliada ao cumprimento dos processos estabelecidos pela loja.

MÉTRICAS DE PRODUTIVIDADE

9- Erros por operador – Identificar e mapear os principais erros cometidos na operação de frente de caixa e quais colaboradores precisam de treinamento/reciclagem é uma das formas mais eficientes de melhorar a rotina da loja de varejo. Para ter acesso a estas métricas de lojas físicas, o varejista pode contar com o EASiCash, sistema de monitoramento de frente de caixa. Com ele, o varejista tem acesso a evidências em vídeos das operações mais passiveis de erro que servem de subsídios para treinamento de toda a equipe.

10- Produtividade na frente de caixa (EASiCash) – Em matéria de produtividade, o EASiCash traz a possibilidade de avaliar o desempenho da frente de caixa. Com a solução, o varejista tem acesso à avaliação do tempo de atendimento nos caixas, com a quantidade de cupom por operador, além de eventos de exceção como cancelamentos, consultas etc.

11- Quantidade de eventos (cupons) analisados pelo monitoramento (EASiCash) – Através da coleta de dados sobre eventos, realizada com o EASiCash, o varejista consegue realizar uma avaliação da produtividade da equipe de monitoramento e uma melhor gestão da equipe de prevenção de perdas. Com dados reais sobre os eventos, a gestão fica ainda mais assertiva.

Com a ajuda de equipamentos conectados, o varejista passa a saber os verdadeiros números de seu negócio. Assim, torna-se possível desenvolver estratégias mais assertivas sobre prevenção de perdas, gestão de equipe e até mesmo ações de marketing. Juntando as métricas de lojas físicas geradas por vários equipamentos, os dados de cada loja se transformam em verdadeiros tesouros para o varejista.

Conheça as ferramentas conectadas à internet da Inwave e descubra como aprimorar ainda mais seus negócios aplicando métricas de lojas físicas.