Durante a maratona do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo – gravada durante a APAS SHOW, conversamos sobre marketing e a importância dos dados no varejo com o especialista Felipe Salvador. Felipe é especialista em varejo com uma carreira sólida em marketing digital, inovação, estratégia e vencedor do primeiro segundo e terceiro lugar do prêmio POPAI em 2021. E a boa notícia é que, além de participar do Podcast PDV com essa incrível colaboração, Felipe será o novo colunista do blog da Inwave. Estamos muito felizes de ter este parceiro conosco e podermos compartilhar com vocês seu conhecimento. Para ouvir o episódio na íntegra, você pode clicar aqui.

O impacto da pandemia na logística do varejo

Começamos nossa conversa perguntando sobre quais as principais mudanças que Felipe Salvador viu no varejo após o início da pandemia do COVID-19 e ele destacou principalmente as mudanças na logística do varejo. Para ele, depois da pandemia, os varejistas e supermercadistas mudaram muito sua operação buscando uma operação mais inteligente com uso de dados no varejo ao perceber que estas informações impactam toda a cadeia, até mesmo o chão de loja. Com o surgimento e consolidação de tecnologias voltadas para esta área, como por exemplo os aplicativos de delivery, o varejista passou a ter acesso a mais dados não só sobre sua loja, mas também sobre seus clientes.

“O varejista passou a buscar tecnologias que abasteçam a operação inteligente e até mesmo a própria logística. Aplicativos como os de delivery, por exemplo, levam em conta não apenas o B2C, com informações para os clientes, mas também o B2B, com informações para quem faz a entrega, trazendo mais segurança e otimização. Estas tecnologias também ampliam os horizontes do varejista para o marketing e relacionamento com o cliente através de dados no varejo”

Para Salvador, o cliente acaba sendo mais impactado por estratégias inovadoras. Com investimento em novas tecnologias, o varejista atrai o olhar do cliente, chamando sua atenção e ao investir em inovação, o varejista também muda sua postura frente ao mercado. Salvador relata que percebeu até mesmo uma mudança de vocabulário na APAS, como as palavras tempo e proximidade que vem sendo cada vez mais usadas pelos varejistas. Tempo e proximidade apontam para o que a cadeia varejista agora busca oferecer, entregar em menos tempo e estar cada vez mais próxima ao seu cliente. Uma proximidade não apenas física, mas também uma proximidade de identificação com o cliente.

“A proximidade não está somente na rota e no tempo de entrega de um produto, mas também na escolha de que conteúdo vou levar para o meu cliente e de que forma vou levar este conteúdo. Com dados no varejo obtidos com novas tecnologias, o varejista consegue tornar seu produto em uma história. Depois da pandemia, o setor supermercadista passou a ser mais analisado e até mesmo julgado. Então um produto passa a ser uma oportunidade de oferecer mais proximidade aos clientes”

Como a tecnologia e geração de dados no varejo pode ajudar de maneira prática?

Após falar sobre inovações e mudanças de postura dos clientes e varejistas após a pandemia, aproveitamos para perguntar ao Felipe como estas inovações, que geram dados importantes, podem ajudar o varejista a melhorar ainda mais sua gestão. Para ele, dados é a palavra do momento e os indicadores de performance devem contribuir com o varejo constantemente e é a forma como o varejista vai utilizar os dados que fará diferença. Há uma série de plataformas que oferecem dados, mas apenas mais do mesmo. O que o varejista precisa ter, atualmente, são dados mais bem tratados e analisados. Se o cliente mudou, a análise de dados no varejo também precisa mudar.

“Gosto muito de dar o exemplo do case de programas de TV. Se um programa de TV, como os reality shows, tem dias específicos com eventos específicos que fazem o expectador ficar em frente à televisão, isso também vai impactar o varejo. Como? Em momentos como estes, o cliente busca algo de diferente para comer e beber, ou seja, as vendas de determinado setor aumentam em dias como estes. Inclusive, em momentos mais decisivos dos programas, as vendas podem chegar a aumentar 150%. Os dados não são mais exclusivos de dentro da loja, o mundo impacta na decisão dos clientes e consequentemente nas vendas”

Felipe Salvador destaca que os dados no varejo estão ali para serem acessados por qualquer pessoa, mas é importante que se tenha um outro olhar, um olhar que pense para além da própria loja, entendendo o comportamento do consumidor para investir em estratégias que aumentem as vendas de acordo com a realidade da loja. Afinal de contas, os robôs e sistemas entregam dados frios, quem deve ter o insight é o varejista e sua equipe. Buscar formas mais inovadoras de utilizar os dados é fundamental.

Fique de olho, em breve teremos mais conteúdo de Felipe Salvador no blog!