Os lucros de um varejista vêm dos produtos vendidos em sua empresa ou loja, por isso sempre destaco a importância de proteger bem os itens que estão expostos em prateleiras ou gôndolas. Alguns destes produtos costumam ser mais visados que outros e a isto damos o nome de PAR – Produtos de Alto Risco. Há produtos que costumam ser os mais furtados de acordo com cada segmento do varejo, representando uma fonte de prejuízo para os varejistas. Por isso devemos dedicar uma atenção especial a eles.

Como descobrir os PAR de sua loja?

Ainda que existam pesquisas que apontem os principais itens furtados em cada segmento do varejo, é importante que o varejista saiba quais são os seus itens PAR. Os produtos em destaque nas pesquisas podem ajudar como um guia, mas só é possível saber quais são os itens PAR de um determinado estabelecimento a partir de dados reais coletados via inventário.

Realize inventários periódicos

Para descobrir quais são os Produtos de Alto Risco de uma loja é fundamental que o varejista dedique atenção especial ao inventário e aprenda a utilizar os dados valiosos coletados durante este processo. Desta forma, o varejista saberá quais são os produtos mais furtados em sua loja e poderá agir para protegê-los e reduzir as perdas. Os PAR são os produtos que sempre faltam ao final de um inventário, se o varejista nunca realizou um inventário ele não terá uma noção de quais são estes produtos.

Através do inventário o varejista mapeia as perdas não identificadas e levanta números e valores desses itens. Assim, ele pode traçar uma estratégia e determinar quais são seus Produtos de Alto Risco. Com os produtos identificados, o varejista pode investir em tecnologias específicas e bem direcionadas.

Como controlar os PAR nas lojas?

Após identificar quais são os Produtos de Alto Risco que estão causando as maiores perdas na loja, o varejista pode agora começar a controlar estes itens e definir algumas estratégias como:

Realizar inventários rotativos diários de itens PAR: escolher, alternadamente, alguns itens dentre a lista de PAR e realizar inventários diários ajuda a manter um controle maior. Ao invés de esperar o próximo inventário periódico para avaliar as perdas, o que pode levar meses, dentro de um mês o varejista consegue informações apuradas sobre os PAR;

Não segregar os PAR: ainda que alguns varejistas achem que esta forma de lidar com as perdas seja a mais eficaz, pesquisas apontam que produtos confinados vendem menos e prejudicam as vendas por impulso. Caso seja de extrema necessidade, tenha sempre atenção a esta área para que não fique esquecida e assim perca as vendas;

Monitorar os PAR: uma das alternativas para evitar o confinamento de produtos é realizar um constante monitoramento da área onde eles ficam expostos. Manter alguém da equipe próximo aos produtos, construir fatores de inibição, utilizar tecnologias de proteção tende a funcionar mais do que apenas confinar.

Treinar a equipe: o fator pessoas é fundamental na prevenção de perdas e a equipe precisa saber quais são os Produtos de Alto Risco da loja para realizar ações preventivas. E não é apenas a equipe responsável pela prevenção de perdas que deve estar atenta, mas todo o time pode colaborar na redução de furtos e roubos.

Produtos de Alto Risco não são estáticos: a última dica é entender que os PAR não são estáticos, eles mudam de acordo com diversos fatores como época do ano, local da loja etc. Isso faz com que a gente volte para a primeira dica e reforce a importância de realizar inventários rotativos para ter sempre dados atualizados sobre os PAR.

Inventários, equipe bem treinada e soluções para prevenção de perdas como tecnologia EAS, etiquetas e antenas antifurtos, CFTV e outras são essenciais quando o assunto é Produtos de Alto Risco. Fique atento às dicas e boas vendas!

Para acessar ao conteúdo completo e saber mais dicas, assista o vídeo e acompanhe meu canal Café com Prevenção