O varejo vem se transformando cada dia mais, sem parar, e tudo o que tem mudado no setor, seja o consumidor, as tecnologias, o tipo de loja, só reforça a necessidade de construir o melhor time de vendas do varejo. Um time com alta performance, com pessoas muito boas e qualificadas ocupando todos os cargos da linha de frente. Eles serão os verdadeiros heróis e heroínas da ponta. Afinal de contas, na hora decisiva da venda, quem está frente a frente com o cliente é o time de vendas. Foi sobre isto que falei em meu artigo para o site Ponto de Referência.
Para mim, a segunda coisa mais difícil de um negócio é encontrar pessoas. A primeira, sem sombra de dúvidas, é encontrar gente muito boa para compor o melhor time de vendas do varejo.
Há mais de 40 anos pergunto para varejistas: quantas pessoas são realmente boas no seu time de vendas? A resposta é surpreendente: em torno de 20%. Isso significa que cerca de 80% dos clientes não recebem um atendimento de excelência. Levando em conta que de 60% a 70% dos clientes costumam abandonar uma marca após experiências ruins, ter um time de vendas fraco é sinal de perder muitos clientes. Mas este número não costuma fazer parte dos KPI’s normais e deveria fazer.
Dentre as coisas importantes que temos que fazer enquanto varejistas, uma das mais prioritárias é montar um excelente time de vendas no varejo e isso significa saber definir bem quem queremos contratar. E o melhor vendedor ou vendedora do mundo tem PEGADHA.
Ninguém trabalha em frente de negócio sem precisar ou, se trabalhar, não resiste muito tempo. O trabalho no varejo é dos mais duros que alguém pode enfrentar. Então, para durar na equipe, o funcionário precisa ser muito motivado. É chave para dar certo.
Ter paixão pelo que faz é essencial, porque você tem mais garra para trabalhar se é um assunto do qual gosta. Tudo sai mais verdadeiro quando você conta histórias sobre as coisas de que gosta. Além disso, é essencial que o funcionário tenha paixão por gente, por trabalhar atendendo pessoas, isso garante que o foco se torne sempre o cliente.
Ouvir é a característica principal de todo o time de vendas na linha de frente. Não apenas ouvir, mas estar atento e entender o outro são ferramentas essenciais para ajudar o cliente. Empatia é isso. Se colocar no lugar de quem você quer conquistar para a vida.
O equilíbrio entre ouvir e falar é o que faz de uma pessoa uma boa vendedora. Ao ouvir, o vendedor deve se mostrar atento ao cliente e, ao falar, o vendedor apaixonado pelo que faz, entusiasma quem está ouvindo.
Para prestar serviço a clientes é preciso ser generoso. Vender bem inclui se doar e prestar serviço com muita dignidade e isso é o que pessoas generosas fazem. Temos que lembrar sempre que os clientes preferem comprar de quem é muito bom de atendimento e não de quem apenas insiste em vender a qualquer custo.
Uma pessoa gostável tem a capacidade nata de criar aproximações empáticas e simpáticas de primeira. Para construir o melhor time de vendas do varejo é preciso contar com pessoas gostáveis. Não há técnica de vendas que substitua isso.
Sem generosidade, a ambição não constrói o bem. Com generosidade, a ambição ajuda todos a evoluírem juntos e a aprenderem cada vez mais, a trocarem cada vez mais. O melhor time de vendas do varejo é aquele que não para nunca de evoluir. E a base da evolução é a curiosidade, a verdadeira arma do ambicioso.
Nesta letra, reúno várias qualidades que acredito serem indispensáveis. A primeira delas é divertida: Não há mais varejo sem humor. Pessoas da linha de frente precisam ser divertidas e ter espírito leve em qualquer situação. Além de divertida, a pessoa da linha de frente deve ser despachada, não deixar para daqui a pouco o que pode ser feito agora, resolver rápido e com agilidade as questões.
Outra característica é a didática, a força de quem quer educar ao vender. O cliente quer aprender de quem estiver vendendo para ele e confiar nas informações do vendedor. Ser diferente também é importante, pois cada cliente tem sua expectativa sobre o atendimento e gosta de ser tratado de um jeito único. Um bom time de vendas do varejo precisa estar pronto para mudar a cada nova demanda do Cliente.
Não podemos esquecer que o time deve ser duro na queda porque varejo é para os fortes. Tem que estar sempre pronto para enfrentar os desafios. E, finalmente, não há mais como alguém no time de vendas do varejo que não seja digital. Atender o cliente vai além da experiência presencial, o vendedor tem que estar pronto para atender o cliente também pelos meios digitais e assim aumentar suas vendas. Com a pandemia, essa necessidade foi consolidada.
Pessoas verdadeiramente humildes conquistam a confiança e a torcida a favor sem resistência nem vetos. Um time humilde, disponível e aberto a aprender tem tudo para ganhar ainda mais clientes. Lembrando que humildade não é subserviência irrestrita, ela incorpora nobreza de atitude.
Poucas pessoas pensam na importância da autodisciplina para trabalhar no varejo. Em uma era em que todos querem autonomia e se tornarem protagonistas, a autodisciplina é uma arma necessária. Ter um time de vendas do varejo com autodisciplina é a garantia de que a execução dos processos vai seguir o combinado ou se sair até melhor. Um time autodisciplinado não precise de ninguém vigiando ou mandando vale muito. Cada vez mais percebo que não podemos contratar alguém que não tenha isso no sangue.
Já sabemos exatamente quem queremos no nosso time de vendas do varejo: alguém com PEGADHA. Agora é encontrar, o que não é simples, pois encontrar gente boa é um garimpo e é um processo que tem que ser feito continuamente. Uma busca incessante que começa antes mesmo de se precisar da pessoa, deve começar antes de alguém sair e se criar a urgência que atrapalha os processos.
Boa sorte na busca, varejista! Que ela seja longa, profunda e bem-sucedida. Acredite: aos poucos as coisas acontecem e você poderá viver a magia de ter o time de vendas dos seus sonhos.
Para conferir mais informações, acesse o artigo original publicado no site Ponto de Referência.
A Inwave é uma empresa brasileira que ganhou destaque mundial no mercado de tecnologia para o varejo.
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