LOG IN

  • Nossa Empresa
    • Sobre a Inwave
    • Pesquisa e Desenvolvimento
    • Nosso Time
    Sobre a Inwave
    Inovação para o varejo
    Nosso Time
  • Soluções
    • Por Objetivo
      • Prevenção de perdas
      • Melhor Experiência
      • Aumento de Vendas
    • Por Tecnologia
      • Sistemas antifurtos EAS
      • EASi: EAS Inteligente
      • EASiGuard: EASi + CFTV Analítico
      • EASiCash: Monitoramento de Frente de Caixa
      • InterAct: Cadeados Eletrônicos
      • Soluções de CFTV
      • iVA: CFTV + Inteligência de Vídeo Análise
      • Lockers: Armários Inteligentes
    • Por Mercado
      • Supermercado e Atacarejo
      • Farmácia e Drogarias
      • Lojas de Departamento
      • Vestuário e Acessórios
      • Lar e Decoração
      • Outros Segmentos
    Por Objetivo
    Prevenção de Perdas
    Melhor Experiência
    Aumento de Vendas
    Por Tecnologia
    EASi: Antenas antifurtos inteligentes
    EASiGuard: EASi + CFTV
    Etiquetas e Acessórios EAS
    iVA: CFTV + Vídeo Análise
    EASiCash: Monitoramento de Frente de Caixa
    Gestão da Mesa Mobile
    Soluções de CFTV
    RailDome: câmera de trilho
    Lockers: Armários Inteligentes
    Por Mercado
    Supermercados
    Farmácias e Drogarias
    Moda e Acessórios
    Lar e Decoração
    Outros Segmentos
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
Inwave
Vamos Conversar?

Inwave      >     Blog

A importância da prevenção de perdas para o setor supermercadista

  • Vanessa Urbieta Por: Vanessa Urbieta
  • junho 14, 2022

Durante a APAS SHOW, reunimos diversos especialistas em uma maratona de conversas para o Podcast PDV – Por Dentro do Varejo. Os profissionais que participaram deram contribuições importantíssimas para o debate sobre o momento atual do varejo e um dos participantes, Antônio Balbino, consultor e especialista em prevenção de perdas, focou no tema da prevenção de perdas para o setor supermercadista. Balbino nos mostrou como o setor de prevenção de perdas ganhou relevância dentro das empresas e vem se tornando cada vez mais estratégico nos últimos anos. Para conferir a conversa na íntegra, clique aqui.

A perda como diferencial competitivo das empresas

Primeiramente, perguntamos a Antônio Balbino se diante do período muito peculiar do varejo, de retomada após pandemia, crise econômica e digitalização super acelerada, se a prevenção de perdas está tomando seu lugar estratégico. Para ele, os varejistas passaram a perceber que a perda é um diferencial competitivo e que ao reduzi-la, ele consegue aumentar a lucratividade líquida do seu negócio, evitando o prejuízo. Com as mudanças, o setor tem dado mais atenção a uma melhor gestão de estoques, por exemplo.

Com a pandemia, o varejista começou a observar melhor seus processos internos, notando deficiências de acurácia de estoque no momento da venda online, o estoque físico não batia com o virtual, criando uma quebra de estoque. Essa percepção trouxe uma nova visão sobre a importância de ações específicas da prevenção de perdas para o setor supermercadista.

“A prevenção de perdas entrou em foco justamente nesse momento de melhorar a acurácia dos estoques, fazendo mais inventários e melhorando a eficiência com relação ao processo interno. É preciso trabalhar a raiz do processo que está na gestão de estoques e nos processos internos para reduzir perdas, estruturando desde a raiz”.

O perfil ideal de um bom profissional de prevenção de perdas

Aproveitamos a experiência de Balbino para perguntar a ele qual seriam as características essenciais para um bom profissional de prevenção de perdas. O especialista deu destaque para a capacidade analítica das pessoas e ao comprometimento com o trabalho. Para ele, na área de prevenção de perdas é de suma importância que os profissionais sejam analíticos, comprometidos, com bom perfil social e preocupados com as perdas da empresa.

“É importante que seja um profissional que tenha o que chamamos de “dor de dono”. Alguém que sente os prejuízos como seus. Um profissional que detecte um problema no inventário e que esteja determinado a descobrir o que aconteceu. O inventário é um recorte da empresa naquele momento, mas é importante estar comprometido a fazer análise das informações que você encontrou, das divergências, e buscar a raiz do problema para mitigá-lo”

A eficiência operacional ganhando destaque no varejo

Ainda sobre as mudanças ocorridas após a pandemia, conversamos sobre a mudança de visão que vem ocorrendo em relação ao tema da eficiência operacional. Antônio Balbino relembrou como era a relação com a prevenção de perdas em outros tempos e afirmou que este é um momento importante para o varejo. As discussões se tornarão mais abrangentes, tratando não apenas de perdas e quebras, mas também de rupturas, da questão da imagem da empresa, do quanto ser um local confiável e com eficiência operacional ajuda a lucrar mais e ter menos prejuízos. Mais foco não só nas quebras e perdas, mas também na área comercial.

“A ruptura é muito pior do que uma perda simples, porque a perda nós conseguimos medir, a ruptura não. É difícil mapear o quanto a ruptura atrapalha na lucratividade porque não conseguimos medir. É melhor ter perdas que você consegue medir do que não fazer ideia do quanto você perde com a ruptura”

As perdas são responsabilidade de todo o negócio e não só da prevenção

Seguindo o tema da APAS SHOW: “O essencial é humano”, perguntamos ao Balbino sobre os esforços que o varejo e em especial a área de segurança e prevenção de perdas tem feito para uma maior humanização de suas atividades, e que fatores podem contribuir para este objetivo. Para ele, é preciso conectar mais as áreas do varejo, sem segregar os grupos como antes acontecia com a prevenção de perdas. Se as perdas fazem parte do negócio, elas devem ser responsabilidade de todos. A área de prevenção de perdas tem o seu papel, mas precisa trabalhar coletivamente com as outras áreas. Quebrar este paradigma é o primeiro passo para humanizar.

“Orientar melhor as pessoas, tornar os profissionais mais próximos, treinar a equipe, tudo isso ajuda a humanizar mais o varejo. Também precisamos trazer cada vez mais jovens para essa área, renovar as equipes, mas sem perder o foco em reter talentos. É preciso humanizar a empresa, ter mais atenção e proximidade com a equipe. De nada adiante chegar cobrando sem ter orientado antes. É preciso escutar, treinar e ter sensibilidade para ter um varejo mais humano”

Por fim Balbino falou sobre o que para ele é o maior desafio da Prevenção de Perdas nos próximos anos: formar mais profissionais de prevenção de perdas dentro da própria empresa. Mudar a cultura da empresa e fazer com que todos, desde a diretoria da empresa até o recebimento na retaguarda, entendam o que é prevenção e como devem agir para reduzir as perdas.

Não perca mais nenhum episódio do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo! Acesse o programa em sua plataforma de áudio preferida e siga nosso perfil: https://linktr.ee/pordentrodovarejo

Compartilhe nas Redes Sociais:

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
  • Como construir o melhor time de vendas do varejo
  • A importância da prevenção de perdas para o setor supermercadista
  • Inwave apresenta soluções IoT na APAS SHOW
  • [PODCAST PDV] Transformação estratégica para o varejo no Congresso da APAS
  • [PODCAST PDV] Um balanço da APAS SHOW por Carlos Corrêa

____________________

Siga a Inwave!

Linkedin Youtube Facebook Instagram
Inwave

A Inwave é uma empresa brasileira que ganhou destaque mundial no mercado de tecnologia para o varejo.

Desenvolvemos soluções inovadoras e conectadas, que visam ampliar os resultados das lojas físicas através da redução de perdas, aumento de eficiência e melhoria da experiência de compra.

São Paulo

Mercado & Serviços

Rio de Janeiro

Unidade Fabril & Centro de Tecnologia

Aix en Provence

Distribuição Europa

Contato

Telefone 4000-2330
info@inwave.com.br

Sobre a Inwave

Prevenção de Perdas

Melhor Experiência

Aumento de Vendas

Blog

Materiais Gratuitos

Política de Privacidade

Portal Inwave

Fale Conosco

2022 – Inwave – Todos os direitos reservados – por N2B

Nosso site utiliza cookies e coleta algumas informações para melhorar sua experiência de navegação, além de exibir conteúdo mais relevante a você. Por gentileza confira nossa página para mais detalhes ou clique em "Aceitar todos os cookies" para concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Configurações de Cookies

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies você permite neste website. Clique em 'Salvar suas preferências' para gravar sua escolha.

FuncionaisNosso site usa cookies funcionais. Estes cookies são necessários para nosso site funcionar.

AnalíticosNosso site usa cookies analíticos para tornar possível analisar e otimizar nosso conteúdo com propósitos de usabilidade.

Redes SociaisNosso site pode utilizar cookies para mostrar a você conteúdos de terceiros como YouTube ou Instagram. Estes cookies de terceiros podem rastrear sua atividade de alguma forma.

PublicidadeNosso site pode utilizar cookies de terceiros com o propósito de oferecer a você conteúdo relevante de acordo com suas preferências e atividades. stes cookies de terceiros podem rastrear sua atividade de alguma forma.

OutrosNosso site pode utilizar outros cookies de terceiros.