Seguindo no tema das conversas que aconteceram durante a maratona do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo – gravada durante a APAS SHOW, gostaríamos de dar destaque também ao episódio com a participação de Artur Motta, co-curador do Congresso da APAS. Artur é professor da FGV e do MBA de marketing da ESPM e fez a moderação do painel Transformação Estratégica. Nesta conversa, pedimos ao professor para que ele nos contasse um pouco sobre os três dias de Congresso da APAS, destacando os principais temas e palestras que rolaram ao longo da feira. Para ouvir o episódio na íntegra, você pode clicar aqui.
→ Primeiro dia: visão estratégica
No primeiro dia do Congresso da APAS, Artur Motta nos contou que o principal tema foi a visão estratégica. No começo do dia, o foco foi trazer temas disruptivos, conversar sobre novas tecnologias e pensar em como decidir qual tecnologia é a melhor para cada negócio. Artur citou algumas perguntas levantadas durante a palestra: A tecnologia serve para todos por igual? Como capto valor com cada tecnologia alinhada ao meu negócio?
Em um segundo momento, o assunto foi algo que está em bastante destaque no varejo, que são as lojas autônomas e a hiperconveniência, com Bruno Bragança do Enxuto e Rodrigo Miranda da Zaitt. Ao final, o destaque foi para as lojas de proximidade, com o case da Oxxo, cadeia mexicana no Brasil com mais de 100 lojas, e o foco foi como adequar o sortimento aos clientes. Além da Oxxo, também esteve presente a rede Hirota, com Hélio Freddi Filho, falando sobre como gerar proximidade com lojas que são praticamente máquinas. Por último, o assunto foram negócios colaborativos entre supermercadistas e fornecedores, focando na troca de dados e como trabalhar dados de forma conjunta para gerar valor pensando no no shopper.
“Soluções como a loja de proximidade, criadas para a época da pandemia, seguem sendo usadas. Neste momento há uma transformação deste modelo, e começam a surgir centros de convivência nas lojas, com ações como degustação de vinho ou lançamento de produtos, gerando ações promocionais com as marcas que falam diretamente com o público que tem interesse, gerando cada vez mais proximidade entre loja e consumidor” – Artur Motta
→ Segundo dia: organização ágil
No segundo dia, o foco foram os métodos ágeis. Como ser mais ágil e mais rápido em relação a concorrência? O Congresso da APAS contou com a presença de Rodrigo Toledo, sócio da K21, que trouxe uma série de provocações: qual a diferença entre eficiência e eficácia? Como trabalhar com foco em questões de varejo?
Na sequência aconteceu um painel, moderado por Sandra Gebara, onde o assunto abordado foi governança. Para ter agilidade é preciso ter governança. Houve a participação de muitos especialistas importantes como Sandro Benelli, Bahall e Denis Correa. O destaque foi a governança e a importância de ter segurança e processos para conseguir colocar em prática, de maneira ágil, a visão estratégica. Ao final, o painel recebeu Fernando Ferreira, do Grupo Tapajós, parceiro da Inwave, que falou sobre metodologia OKR, discutindo sua implantação de maneira simples. Por fim, aconteceu uma conversa sobre o case do St Marche, com participação de Carlos Leite, diretor de TI. Ele falou sobre tecnologia ágil e OKR na prática e mostrou quais foram as respostas rápidas da rede para inovação frente a um varejo extremamente dinâmico.
“É importante que o varejista se pergunte ao chegar ao fim do dia: Fiz muitas atividades, mas quantas delas realmente me trouxeram resultados? Esta é a grande reflexão quando falamos sobre tecnologia OKR” – Artur Motta
→ Terceiro dia: liderança disruptiva
No terceiro dia, o tema principal foi liderança disruptiva com um dia cheio de palestrantes e panelistas mulheres, muitas delas membras do Instituto Mulheres do Varejo. As discussões sobre novos temas como neurociência e neuromarketing ficaram a cargo das especialistas Fernanda Dalben e Sandra Takata, que já estiveram presentes no Podcast PDV e você pode ouvir aqui. Fernanda Dalben trouxe muitos exemplos práticos de como usar o neuromarketing na prática e Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, trouxe como insight a discussão sobre como trabalhar com as trilhas automáticas do cérebro, os reflexos e respostas rápidas.
Em seguida, o Congresso da APAS recebeu Vanessa Sandrini que falou sobre como a liderança pode inspirar a trabalhar com diversidade, deixando de lado a automaticidade já mencionada pelas palestrantes anteriores. Para Vanessa, sem diversidade não há resultados. E, fechando o dia com a presença de Isis Borge Sangiovani, Headhunter da Talenses, o tema foi como mudar o mindset para transformar sua empresa de varejo. A especialista trouxe uma grande reflexão ao perguntar: qual é a sua missão? Qual seu propósito? Como você quer trabalhar? O encerramento ficou com a equipe da Nestle, falando sobre como é essencial fortalecer as relações humanas entre indústria e varejo através da liderança.
“Uma das grandes reflexões trazidas por Isis Borge foi: Não há mudança sem desconforto. Se você está disposto a mudar, se está disposto a enfrentar um novo desafio, uma transição, seja de empresa ou de carreira, você irá ficar desconfortável. É o desconforto que faz você chegar aonde você quer. O desconforto traz crescimento e faz surgir novas perspectivas” – Artur Motta
Para Artur Motta, o mais transformador do Congresso da APAS foi perceber que cada conversa, cada palestra, cada painel foi feito com muita verdade. A vontade de fazer diferente, a busca por um propósito e por uma missão é o que tem guiado o varejo em busca de mais transformações estratégicas que o levem mais longe.
A Inwave é uma empresa brasileira que ganhou destaque mundial no mercado de tecnologia para o varejo.
Desenvolvemos soluções inovadoras e conectadas, que visam ampliar os resultados das lojas físicas através da redução de perdas, aumento de eficiência e melhoria da experiência de compra.
São Paulo
Mercado & Serviços
Rio de Janeiro
Unidade Fabril & Centro de Tecnologia
Aix en Provence
Distribuição Europa
Contato
Telefone 4000-2330
info@inwave.com.br
2022 – Inwave – Todos os direitos reservados – por N2B
Nosso site utiliza cookies e coleta algumas informações para melhorar sua experiência de navegação, além de exibir conteúdo mais relevante a você. Por gentileza confira nossa página para mais detalhes ou clique em "Aceitar todos os cookies" para concordar com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.
Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies você permite neste website. Clique em 'Salvar suas preferências' para gravar sua escolha.
FuncionaisNosso site usa cookies funcionais. Estes cookies são necessários para nosso site funcionar.
AnalíticosNosso site usa cookies analíticos para tornar possível analisar e otimizar nosso conteúdo com propósitos de usabilidade.
Redes SociaisNosso site pode utilizar cookies para mostrar a você conteúdos de terceiros como YouTube ou Instagram. Estes cookies de terceiros podem rastrear sua atividade de alguma forma.
PublicidadeNosso site pode utilizar cookies de terceiros com o propósito de oferecer a você conteúdo relevante de acordo com suas preferências e atividades. stes cookies de terceiros podem rastrear sua atividade de alguma forma.
OutrosNosso site pode utilizar outros cookies de terceiros.
Este conteúdo está bloqueado. Aceite os cookies dentro da '%CC%' categoria para visualizar este conteúdo.